Translate

14.10.08

Apresentação de Maria




Os justos Joaquim e Ana, mesmo antes do nascimento de sua filha Maria, tinham prometido dedicar a Deus a criança que Ele lhes havia concedido. Quando a Santíssima Virgem Maria era ainda uma jovem menina, eles levaram-na ao Templo, acompanhada por virgens com lamparinas, e colocaram-na no primeiro degrau da escada. De acordo com a antiga tradição, Maria subiu os quinze degraus do Templo sozinha. No topo da escada o sumo sacerdote encontrou-a e, cheio do Espírito Santo, conduziu-a não só até ao altar, mas mesmo até ao Santo dos Santos onde, de acordo com a Lei, o próprio sumo sacerdote só podia entrar uma vez por ano. O povo ficou assombrado com essa entrada, e os anjos de Deus maravilharam-se também.
Os Cristãos celebram esse evento em 21 de Novembro como um acto de reconciliação do homem com Deus através do poder de Cristo.
Esta festa litúrgica é celebrada nas Igrejas do Oriente desde o século VI, quando foi inaugurada uma igreja na cidade de Jerusalém em 543. Pouco a pouco foi se transformando em comemoração local para, gradativamente, se estender por todo o Oriente e implantar-se em Constantinopla, entre os séculos VII e VIII. Contribuíram para isto alguns Patriarcas como Germano e Tarásios.
Embora não seja testificada pelo Evangelho, mas apenas na Tradição viva da Igreja Primitiva, é celebrada com tanta piedade como as demais festas marianas do calendário litúrgico.
A Igreja, celebrando esta festa, não quer recordar a entrada de Maria no Templo, simplesmente como facto histórico, mas quer enaltecer, mais uma vez, as virtudes de Maria que são modelos a serem seguidos por todos os cristãos.
A Apresentação de Maria no Templo apresenta-nos dois Evangelhos ricos em significados: no Orthros, Maria declama seu "Magnificat" e, na Liturgia, Jesus visita Marta e Maria.
Reza a Tradição que Maria, ao ser apresentada, contava com três anos de idade; e desde então se doou a Deus de maneira plena, tornando-se disponível à sua vontade. Desde o início ela foi a "serva do Senhor" (Lc1,38) a quem amou e serviu com todas as forças.
Maria preparou-se desde pequena para "tornar-se ela própria "templo" do Altíssimo. O anjo Gabriel anunciou tal realidade dizendo: "Não temas Maria, pois encontraste graça aos olhos de Deus". E a sua resposta é um célebre poema que enaltece a humildade e destrona o orgulho.
A humildade, a simplicidade, a singeleza e a sinceridade são características frequentes numa criança. Maria foi apresentada com estes atributos. O crescimento não destituiu esses predicados da Virgem de Nazaré, mas fê-los permanentes.
O silêncio de Maria e suas orações frequentes acolhem a vontade de Deus com amor, pois produziu dedicação. Maria cooperou na obra da Redenção dando o seu "Sim", não de maneira passiva, mas numa operosa actividade. O seu "Sim" foi mantido e acentuado em toda a vida, até mesmo no calvário onde, também ela, ofereceu seu Filho que se oferecia por nossa Salvação.

Escolhida para ser mãe pôs-se ao serviço e declarou-se serva. O mundo está cansado de palavras, de gestos ruidosos. Maria faz. No silêncio, realiza aos poucos a sua parte.
Maria é a nova Eva que gerou pelo seu "Sim" o novo Adão. A primeira Eva foi a mulher do primeiro Adão e a ele prestava os seus serviços como esposa dedicada, mas porque fraca e desobediente, pecou. A Nova Eva é mãe do Novo Adão, que por amor e profundo respeito, doou-se por inteiro; e porque fiel e obediente, trouxe ao mundo o perdão e a redenção. Onde havia abundado o pecado, pelo "Sim" de Maria a Graça superabundou .
Maria é modelo de fé adulta, esclarecida, consciente. Uma fé que enfrenta todas as dificuldades, sem duvidar da presença de Deus na sua vida.
A Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo acontece um pouco antes da Natividade do Senhor. É um convite a uma mais profunda e esmerada preparação para que possamos viver este tempo de graça em plenitude

religiosa - Recados Para Orkut


Religioso-5759