Translate

28.10.08

Nossa Senhora Desatadora dos Nós




Uma das invocações marianas mais em moda atualmente é a da Desatadora dos Nós. Teve início na Alemanha, em 1700, com o e de Maria Knotenlosserin (do alemão knot, "nó" e loser “desatar”. Naquela ocasião o presbítero da capela de Sr. Peter em Perlach, na cidade de Augsburgo, encomendou ao pintor Johann Schmitdner
um quadro de Nossa Senhora. 0 artista se inspirou na frase de Santo Irineu Bispo de Lyon no século II, que dizia: “Eva por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou.”

No painel encomendado, a Virgem aparece entre o céu e a terra. Sobre sua cabeça estão o Espírito Santo, sob a forma de pomba, e doze estrelas, representando os apóstolos. Rodeada de anjos, dois estão postados junto a ela,
um de cada lado. O da direita apresenta a Virgem uma fita cheia de nós e, o outro, à esquerda, recolhe a mesma fita já inteiramente lisa. No centro Maria está entretida em desentrelaçâ‑la. Sob seus pés aparece o quadrante da lua e uma serpente, símbolo do mal. A pintura tornou‑se objeto de culto na cidade de Augsburgo.

Esta invocação ficou famosa na Argentina no final dos anos 1990. Uma cópia do quadro foi levada para Buenos Aires em 1996 e colocada na igreja de São José do Parral. Dois mos depois, no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, mais de 70 mil pessoas visitaram o templo e foi necessário desviar o trânsito em varias quadras ao redor da igreja.
De lá, veio para o Brasil por volta de 2000 e se tornou a coqueluche religiosa do momento. Existem
orações â Desatadora dos Nós, entre elas a seguinte: Tu bem conheces o meu desespero a minha dor e o quanto estou amarado por tanta destes nós. Maria, mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida de seus filhos confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. Os pedidos à Mãe de Deus; vão desde a conquista de um emprego, ao pagamento de uma dívida, a reconciliação conjugal, até à cura do cancer (Karina Pastore, às revista Veja, de 12 de setembro de 2002).
O culto a Nossa Senhora Desatadora dos Nós se espalhou pelo Sudeste onde radialistas e apresentadores de televisão apregoam seus milagres. Milhares de medalhas e santinhos são colocados no mercado com símbolos e orações a Maria Desatadora dos Nós.
A ela foram dedicadas recentemente uma igreja em Campínas e outra em Armação em Búzios, onde os fieis colocam placas de agradecimento por graças alcançadas na saúde, no amor e nas finanças.Sua festa é comemorada em 15 de agosto.

religiosa - Recados Para Orkut


Religioso-5759